Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista - Regional APCD

Av. Mal. Deodoro, 71-Gonzaga
Santos
11060-401
(13) 3285-2440
acdbs@acdbs.com.br

  

  

Entrar

Novidades

O salão social da ACDbs, com capacidade para 100 pessoas, é a mais nova opção para você fazer a sua festa, reunião, confraternização ou evento. Informações: (13) 3285-2442.

A saúde na P.M.S.

Cirurgiões-Dentistas e Médicos da Prefeitura Municipal de Santos se uniram em uma reunião que contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Dr. Odílio Rodrigues Filho, em 27/4/05, para tratar das reivindicações da categoria, em especial quanto às condições de trabalho e remuneração. 

Em seguida, a ACDSSV encaminhou ofício ao Secretário sugerindo a criação de gratificação salarial aos Cirurgiões-Dentistas através de repasse da verba SUS, a exemplo do modelo implantado em Cubatão, após vários estudos e discussões, onde na oportunidade a ACDSSV teve um papel fundamental no desfecho da questão. A gratificação salarial mediante o cumprimento de alguns requisitos como pontualidade, assiduidade e produtividade resultam em uma melhor prestação de serviços à população e ainda possibilita um melhor padrão de rendimentos para os profissionais, sem impactar na folha de pagamentos. 

A ACDSSV sugeriu ainda que outras verbas federais de programas sociais também sejam destinadas a implementar os serviços de saúde, colocando-se à disposição da Prefeitura de Santos para colaborar na implantação das medidas necessárias. O presidente da ACDSSV, Dr. Braz Antunes Mattos Neto, vem se empenhando pessoalmente nessa questão e está confiante de que o Secretário Municipal, sensível às ponderações dos Cirurgiões-Dentistas e demais categorias da área da Saúde, em breve adotará medidas para atender as justas reivindicações desses profissionais. Destaque-se que o Dr. Braz é Vereador na cidade de Santos, sendo o único parlamentar da área da Saúde no Legislativo Santista e nessa posição também encaminhou ofício solicitando empenho e urgência da Secretaria de Saúde para melhorar as condições de trabalho dos profissionais desta área. 


SEGURO SAÚDE DA SUL AMÉRICA

A APCD oferecia aos seus associados de todo o Estado um seguro saúde firmado com a Sul América que prestava serviços de alto-padrão com direito a reembolso e chegou a contar com 25.000 vidas. Entretanto, a alta taxa de sinistralidade foi fazendo com que ocorressem diversos reajustes que provocaram a evasão de muitos segurados, em sua maioria jovens e com boa saúde, que encontravam no mercado opções de seguros e planos de saúde mais acessíveis. Essa evasão deu origem a uma taxa de sinistralidade ainda maior e outros reajustes se seguiram levando a novas evasões. 

O Presidente da APCD, Dr. Guido Maltagliati, entendeu que a melhor solução para o problema seria a rescisão contratual do plano até então em vigor e, assim o fez. 

Atualmente, a APCD está disponibilizando aos associados duas novas opções de serviços de saúde, ambas adequadas à Lei 9.656/98. 

Em paralelo a ACDSSV firmou parceria com o Hospital Ana Costa e está oferecendo aos seus associados, familiares e agregados um plano de saúde coletivo também adequado à Lei 9.656/98 e em condições mais vantajosas do que aquelas oferecidas pelo Ana Costa em contratos individuais, para que os CD’s tenham mais uma opção de escolha ao definirem o seu novo plano ou seguro saúde. 


NOVA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE TÉCNICO DE SAÚDE BUCAL - TSB

O projeto de Lei nº 1140 que visa regulamentar as atividades do TSB foi alterado atendendo a pedidos das principais lideranças da Odontologia. A ACDSSV e diversas outras entidades se mobilizaram e encaminharam ofício ao relator do projeto, Marcelo Barbieri, que, sensível às colocações apresentadas, reformulou os artigos controvertidos. A ACDSSV também encaminhou ofícios para o Presidente da República, para os Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado entre outros.